Posso todas as coisas, desde que…

É comum encontrarmos nas ruas, em carros, camisetas e vitrines de lojas, a estampa do verso de Filipenses 4:13: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’. Até mesmo em escritórios e consultórios, é possível ver pequenas placas de madeira ou calendários com esse verso impresso.

Essa mensagem dá às pessoas uma sensação de poder, como se fôssemos invencíveis com essas ‘palavras mágicas’. No entanto, essas palavras não nos tornam tão poderosos como aparentam ser.

Mas como posso usar esse poder a meu favor? Afinal, o apóstolo Paulo escreveu essa carta aos Filipenses no final de sua vida, provavelmente entre 53 e 58 D.C., enquanto estava em uma prisão em Roma, dirigida à igreja local. No entanto, há pesquisadores que argumentam que a carta foi escrita em uma prisão em Cesareia ou até mesmo em Éfeso.

Gostaria de listar algumas atitudes para que eu possa vivenciar mais claramente em minha vida o poder de ‘EU SAUDÁVEL’, enquanto o ‘EU DOENTE’ seja cada vez mais adormecido ou extinto em minha mente.

De acordo com o livro de Atos 9.4, é mencionado que ao sair em perseguição da igreja, Jesus aparece para o Apóstolo Paulo e ele cai por terra. A narração desse evento é tão importante que Lucas, autor dos Atos, a repete mais duas vezes (Atos 22,3-16; 26,9-20). Em todas as narrativas, é mencionada a queda por terra, sem menção ao cavalo. Em Atos 26, não é apenas Paulo quem cai, mas também todos que estavam com ele.

Lembrado que a associação da queda do cavalo é uma interpretação feita por Caravaggio, um pintor famoso, há mais de 400 anos. Ele pintou um quadro célebre que está em exposição em Roma, retratando Paulo caído no chão, supostamente caindo do cavalo.

Poderíamos dizer que essa história nos ensina a nos despir de nossos conceitos e preconceitos para aprender algo novo com as pessoas ao nosso redor, abandonando nosso ego, nossos pensamentos e sentimentos do passado, e passando a aprender com aqueles que possuem mais conhecimento.

Outra atitude importante é o esvaziamento do ‘EU’. Em Atos 22.3, é mostrado que Paulo foi criado sendo ensinado por Gamaliel, um mestre da lei respeitado por todo o povo. Apesar de possuir grande conhecimento, Paulo escolheu abrir-se para uma releitura de seus ensinamentos, levando as boas novas de Jesus aos gentios.

Ele poderia ter endurecido seu coração e resistido às novas ideias, recusando-se a aceitar uma nova maneira de pensar e viver. No entanto, ele optou por estar aberto às novidades.

Em nossa vida cotidiana, é importante estarmos dispostos a aprender coisas novas, estar abertos para o que é bom e sermos conscientemente treinados para melhorar nosso dia a dia, buscando constante aprimoramento.

Paulo também aprendeu a discernir sua voz interior, reconhecendo a voz do Espírito Santo falando ao seu espírito, o que o levou a depender completamente do divino. Podemos ver isso em Atos 27.23-26.

Quando alcançamos um equilíbrio interior, onde somos capazes de discernir a voz do divino, conseguimos cultivar uma maior paz e clareza em nossas vidas. Isso nos permite tomar decisões mais alinhadas com o nosso verdadeiro eu e nos ajuda a enfrentar os desafios de forma mais tranquila e confiante. Ao estar abertos para aprender, esvaziar o ego e depender do divino, permitimos que novas possibilidades se abram diante de nós, promovendo um crescimento pessoal contínuo e nos capacitando a viver uma vida mais plena e significativa

Desejo a todos uma ótima semana na Graça.

Compartilhe esta postagem:

Posts relacionados